O espaço do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos na UnB deve também abrigar um CAPs DA\r\n
A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou na manhã desta sexta-feira (13) a nova sede do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), localizada no Campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. A partir de março de 2016, o prédio abrigará ainda um Centro de Atenção Psicossocial Docente Assistencial, uma importante aquisição para o Distrito Federal. O Conselho Regional de Psicologia do DF estava representado pela conselheira Tatiana Lionço, que também é professora do Instituto de Psicologia (IP) da UnB.
Ela chama a atenção das psicólogas e dos psicólogos a respeito da importância do novo prédio como espaço de qualificação da formação profissional: “É muito importante a categoria profissional de Psicologia ficar sabendo dessa novidade em relação ao CAEP, porque é de benefício também para a classe de psicólogas(os). Não é apenas um centro de estudos que compõem as atividades de estágio da graduação de Psicologia do IP, mas também um lócus de pesquisa e qualificação profissional em nível de pós-graduação”, explica a conselheira Tatiana.
No novo prédio os estudantes vivenciarão o atendimento psicológico na prática, supervisionados por profissionais da área. Além do atendimento ao público interno à Universidade, serão prestados serviços externos à comunidade em geral, sempre a preços acessíveis – em regra, 1% da renda familiar, sendo que aproximadamente 80% dos casos são isentos desse pagamento –, tendo em vista que o CAEP já é referência em atendimento comunitário no DF.
A cerimônia de inauguração aconteceu no hall de entrada da nova sede, onde foram proferidos os discursos de autoridades – como o atual reitor da UnB – e profissionais de referência em Psicologia no DF, assim como de professores, decanos, diretores e coordenadores do presente e do passado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Após da cerimônia, os presentes puderam apreciar a exposição artística de Eba Lima, usuária do CAEP há quatro anos.
Wânia Cristina de Souza, diretora do Instituto de Psicologia da UnB:
A inauguração neste momento traz esperança para uma nova visão de Psicologia. Aqui teremos espaço para desenvolver tanto o atendimento, como a pesquisa, o que trará todo um diferencial para o curso. É um espaço grande – o prédio tem em torno de 1,3 mil metros – onde além da clínica-escola do Instituto, teremos a presença de um Centro de Atenção Psicossocial Docente Assistencial (CAPs DA).
Gabriela Sousa de Melo Mieto, coordenadora do CAEP:
Este prédio é resultado de décadas de lutas para a melhoria dos serviços de Psicologia oferecidos pelo Centro. Ele serve para a formação dos futuros psicólogos, garantindo a prática para que o treinamento já possa começar durante a graduação. Ao mesmo tempo ele atende a comunidade, geralmente uma comunidade que não tem acesso fácil aos serviços pagos. O novo prédio está chegando num momento de aprovação de um novo plano político e pedagógico do curso de Psicologia, que integrará todas essas ações de forma inovadora para uma formação mais alinhada à prática.
Ileno Izídio da Costa, coordenador do CAPS DA do CAEP:
Temos este projeto desde que a Psicologia existe (1966). Tínhamos um centro de pesquisa que se tornou um centro clínico e depois foi prestando atendimento e serviços psicológicos. Funcionávamos no ICC, mas lá só há salas de aula, onde os atendimentos clínicos eram feitos até então. Pacientes, pessoas com necessidades especiais e todos os demais atendimentos precisam de um ambiente específico. Há dez anos, portanto, a gente vem organizando esta possibilidade de nos tornarmos uma unidade de atendimento psicológico com diversos serviços de Psicologia. O CAEP não faz parte do Serviço Único de Saúde, é uma unidade acadêmica, mas estamos negociando com o Governo do Distrito Federal para que o CAPs faça parte do SUS.
[gallery columns="6" ids="1448,1449,1450,1451,1452,1453,1454,1455,1456,1457,1458,1459,1460,1461"]