Palestrantes expuseram experiências da cidade italiana de Trieste, uma das referências do modelo brasileiro de promoção em saúde mental
A conselheira regional Ingrid Quintão participou na última quarta-feira (18) do Seminário Internacional Sociedade, Cultura e Saúde Mental/ II Seminário Internacional de Representações Sociais realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB) até 20 de novembro.
Durante o evento, a psicóloga expôs observações do trabalho de promoção em saúde mental da cidade italiana de Trieste, ressaltando o âmbito das representações sociais sobre álcool e outras drogas.
Ingrid Quintão abordou a relevância de superação da perspectiva moralista e repressora do atendimento a dependentes químicos, destacando a importância da atenção às condições sócio-históricas do consumo de entorpecentes. "A sutileza do trabalho que pudemos observar em Trieste refere-se ao fato de que os profissionais têm um objetivo comum, que é o cuidado desenvolvido dentro de uma lógica de busca e movimento interdisciplinar", pontuou.
O evento contou ainda com as contribuições dos psicólogos Thiago Petra e Juliana Pacheco, além do assistente social Vicente Faleiros que puderam abordar outras experiências de abordagem psicossocial vivenciadas em visitas realizadas no fim do ano passado a espaços de cuidado em Trieste.
O CRP DF reafirma seu compromisso com a luta antimanicomial e o peemanente diálogo com os movimentos sociais e as entidades formadoras.