Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP DF PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO PLANO DECENAL SOCIOEDUCATIVO

CRP DF PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO PLANO DECENAL SOCIOEDUCATIVO










Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo é instituído no DF para orientar a gestão da socioeducação por dez anos

A Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude lança o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal (PDASE), na manhã desta quinta-feira (23). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF), e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas à socioeducação no DF e entorno. A conselheira Cynthia Ciarallo, que participou ativamente, com a Conselheira Carolina Fernandes, da etapa de elaboração do PDASE, representou o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal no evento.

O PDASE contém diretrizes para a atuação do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal pelos próximos dez anos, além de desafios, orientações, princípios e metas. Para a conselheira Cynthia, a participação da Psicologia é fundamental no processo de construção de diretrizes para essa política, que é prioridade constitucional, não apenas por ser uma profissão que tem como princípio o direito humano, mas também no acompanhamento da oferta de serviços psicológicos presentes no sistema socioeducativo.

“A leitura do Plano é obrigatória a qualquer um que se interesse ou trabalhe na área”, recomenda o Secretário de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo. Ele explica que o documento uma entrega sólida do GDF e da sociedade civil articulada, capaz de nortear a política pública para os próximos dez anos. “O Plano fala da transformação da unidade de internação e dos espaços de socioeducação em educandários”, ressalta.

O PDASE foi elaborado pela Equipe de Sistematização de Informação, Redação e Revisão (instituída pela portaria 163/2015) e pela Comissão Intersetorial para a Discussão, Acompanhamento e Proposição do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo (instituído pelo decreto 35.697/2015), das quais a conselheira Carolina Fernandes participou em nome do CRP DF.

A solenidade foi abrilhantada com a apresentação da Orquestra Plena Harmonia, formada por jovens que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas no DF. O projeto começou na unidade de São Sebastião, com apenas três pessoas. Hoje a Orquestra conta com a participação de mais de trinta adolescentes e jovens dos meios aberto, internação e semiliberdade.

Além do secretário Aurélio, a mesa da cerimônia foi composta também pela subsecretária de Promoção de Políticas para Criança e Adolescente, Perla Ribeiro; pelo secretário adjunto da pasta, Antônio Carlos de Carvalho Filho; pela juíza da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas, Lavínia Tupy Vieira Fonseca; pelo o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Paulo Távora; pelo presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Fábio Félix e pelo defensor público Marcio Pinho de Carvalho.

Acesse a íntegra do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal.

[gallery columns="4" ids="2924,2923,2922,2921,2920,2919,2918,2917"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>