A medida foi tomada pela própria instituição de ensino que, sem documentação exigida, cancelou o respectivo vestibular
Na última semana, a Faculdade Presbiteriana - John Lawrence Miller, com sede em Formosa-GO, teve que suspender o vestibular para o curso superior de Psicologia, que vinha sendo anunciado na região administrativa de Planaltina sem a devida documentação, ou seja, de maneira irregular. Após apuração feita a partir de uma denúncia do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, no começo deste mês, o PROCON da referida cidade satélite acionou a instituição de ensino, que, somente com a documentação referente ao estado de Goiás em mãos, preferiu cancelar o vestibular para Planaltina-DF. O problema foi resolvido momentânea e localizadamente, mas a instituição não sofreu nenhuma sanção e ainda há chance de que a tentativa de golpe possa ser aplicada em outras regiões.
Esta não é a primeira vez que uma instituição tenta ministrar curso superior em Psicologia sem licença adequada, mas o caso chamou a atenção do CRP 01/DF, pois, segundo o site e-Mec (www.emec.mec.gov.br), a faculdade em questão não possui credenciamento no Ministério da Educação (MEC), o que em tese a impede de ministrar cursos superiores em quaisquer áreas de formação, seja no DF ou no Goiás. No entanto, como a esfera de atuação do PROCON de Planaltina se esgota ali, não foi possível aprofundar as investigações acerca da Faculdade Presbiteriana - John Lawrence Miller.
Assim, conforme orientação do MEC, o Conselho deve encaminhar a denúncia aos órgãos competentes (Polícia Federal e Ministério Público) nos próximos dias. Além disso, a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP 01/DF pede a colaboração de todos os que tiverem conhecimento de casos como este para que comuniquem ao Conselho pelo e-mail cof01@crp-01.org.br – a identidade do denunciante será mantida em sigilo.