Evento lotou auditório da autarquia nessa quarta-feira (06) e trouxe profissionais renomados para compartilhar experiências com as psicólogas e os psicólogos em formação
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), por meio de sua Comissão Especial de Estudantes de Psicologia (CRP Júnior), realizou nessa quarta-feira (06) o 1º Encontro Aberto CRP Júnior, evento dedicado ao debate sobre formação e exercício profissional.
Pela manhã, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre entrada no mercado de trabalho e competências do CRP 01/DF na profissão, debatendo com membros da Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP 01/DF.
"Precisamos discutir sobre ética, precisamos discutir sobre o que não podemos fazer. Existem desafios que só aprendemos na prática e, por isso, a importância desta troca, deste diálogo", destacou na ocasião o presidente da COF, conselheiro Fábio Alvino.
O talk show "Desafios e competências desejáveis no mercado de trabalho" abriu as atividades da tarde, oportunidade em que os estudantes de Psicologia puderam conversar com as psicólogas Rafaela Andrade, Cláudia Bastos e Marise Menezes, e com o professor emérito e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), João Cláudio Todorov.
"Para o psicólogo, é fundamental o treino em pesquisa no sentido de aprender a avaliar as situações, planejar intervenções e reavaliá-las constantemente", ressaltou Todorov ao ser questionado sobre as competências desejáveis para o exercício profissional.
"A gente só pode ter um comportamento ético quando a gente tem formação. É fundamental conhecer o que rege a nossa conduta", sublinhou a psicóloga Cláudia Bastos.
Na roda de conversa "Saúde mental dos estudantes de Psicologia: Enfrentamentos", as psicólogas Elaine Lima e Roberta Ladislau e o psicólogo e conselheiro regional, Vitor Barros Rego, abordaram a importância do cuidado do estudante e do profissional de Psicologia com a sua saúde mental e emocional.
"O fato de sermos estudantes ou profissionais de Psicologia não nos faz imunes a sofrimentos psíquicos", destacou a psicóloga Elaine Lima.
"A nossa profissão exige que a gente olhe o tempo todo para o outro, mas se não olhamos para nós mesmos, não conseguiremos fazer as intervenções adequadas para desempenhar o nosso papel", observou a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do UDF, Roberta Ladislau.
A conselheira presidente do CRP 01/DF, Andreza Sorrentino, encerrou a atividade convidando os estudantes presentes para a reunião que será realizada nesta quinta-feira (07), às 19h30, no CRP 01/DF para articular ações para a campanha Janeiro Branco de promoção da saúde emocional.
O encontro contou ainda com a presença dos conselheiros Leovane Gregório e Vanuza Sales, que ressaltaram a importância do projeto CRP Júnior para a formação dos novos profissionais que em breve estarão ofertando seus serviços à população.
O evento foi concluído com um coquetel e show da banda Violeta Groove. O planejamento e a organização do encontro foram realizados pelos estudantes membros do CRP Júnior com o apoio do CRP 01/DF.