Os novos conselheiros do CAS devem tomar posse nas próximas reuniões plenárias
\r\nO Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal participou do processo eleitoral do Conselho de Assistência Social - CAS/DF, sendo eleito como representante da sociedade civil no segmento de representante dos trabalhadores. Também foram eleitos o Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região - CRESS DF, o Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF e a Associação dos Terapeutas Ocupacionais do DF. O processo eleitoral aconteceu no último dia 02 no auditório da Casa de Ismael, onde, antes do pleito, as entidades e os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas de campanha.
\r\n“O CAS é um importante espaço de deliberação da política pública”, ressalta o conselheiro Wagner Saltorato, que vai representar o CRP DF no Conselho de Assistência Social. “O CRP estará presente para defender, entre outras questões, que a Psicologia possa entregar um serviço público de qualidade para a população, e principalmente defender uma oferta de serviços socioassistenciais de qualidade para a população. Para tanto, é preciso defender e acompanhar o orçamento da assistência social observando principalmente as garantias que serão ofertadas para que todos os trabalhadores do SUAS tenham condições dignas trabalho”, defende o psicólogo.
\r\nOutra defesa que o CRP faz é de que os representantes da sociedade civil precisam estabelecer uma aliança na defesa do SUAS. Para tanto, é importante saber que as cadeiras titulares do CAS para o segmento dos usuários serão ocupadas pelas entidades e associações de usuários: Centro de Ensino e Reabilitação, Assistência Social Casa Azul, Obras Assistenciais Padre Natale Battezzi e Lar da Criança Padre Cícero. Além desses, os próprios usuários também comporão o CAS com os eleitos: Gessi da Silva Ramalho Oliveira, Ildene Ferreira da Hora, Rosangela Rodrigues da Silva e Alexandre Silva Gomes.
\r\nMais espaços como esse, em outras políticas públicas, já vêm sendo ocupados pelo conselho profissional, como o Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - CDPDDH, o Conselho de Políticas Sobre Drogas - Conen-DF, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - CDCA e o Conselho Regional de Saúde de Santa Maria. A conquista desta cadeira pelo CRP DF representa reconhecimento das entidades de sua presença e ação no campo da política de assistência social no DF.
\r\n\r\n[gallery columns="5" ids="827,828,829,830,831,832,833,834,835"]