Foi realizada, na última sexta-feira (27), Dia da/o Psicóloga/o, a primeira parte de uma série de palestras gratuitas oferecidas às/aos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre os temas saúde mental e prevenção de suicídio no contexto das escolas.
A palestra “Prevenção ao suicídio e aos comportamentos autolesivos” foi o resultado de uma parceria entre o Ministério Público Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Regional de Ensino de Brazlândia e o projeto "Escuta e Acolhimento".
Dividiram a mesa os psicólogos Artur Mamed, conselheiro do CRP 01/DF; Felipe de Baére e Rubens Bias, membros de comissões especiais e GTs deste Conselho, que apresentaram a um público de quase 400 pessoas um conteúdo destinado a sensibilizar as/os profissionais da rede, melhorando suas condições de trabalho e aumentando a capacidade das instituições de prevenir situações extremas de sofrimento psíquico como suicídio e comportamentos autolesivos.
O conteúdo da palestra foi baseada no guia "Orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação" <https://www.crp-01.org.br/
Foram abordados temas como a importância da/o profissional psicóloga/o na escola, ações de prevenção, intervenção e pósvenção no contexto escolar, a escola como promotora de bem-estar e saúde mental, fatores de risco e proteção, epidemiologia do suicídio, gênero, racismo, bullying, competências socioemocionais.
Após o momento expositivo, foi oportunizado um debate amplo, no qual os profissionais puderam expor questões e reflexões sobre a questão do sofrimento mental nas escolas.
O evento teve uma excelente recepção, está disponível e pode ser acompanhado na íntegra pelo no canal do YouTube da Regional de Ensino de Brazlândia <https://youtu.be/OxLDEj0m04E> e já conta com mais de 1.500 visualizações.
Serão realizados outros encontros nesse formato nos próximos dias. Caso tenha interesse, agende a sua palestra pelo WhatsApp: (61) 98118-6296 - Rubens Bias.