Renovação de termo de cooperação e outras iniciativas conjuntas no combate à discriminação e outras formas de violência foram alguns dos assuntos tratados em reunião
As conselheiras Sueli Vieira e Márcia Maria da Silva representaram no Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) em reunião na última quarta-feira (22) com o coordenador de Enfrentamento ao Racismo do GDF, Carlos Alberto Santos.
Na ocasião, as conselheiras puderam conhecer com mais profundidade a nova estrutura de organização da então Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), discutir a renovação do termo de cooperação entre o conselho profissional e a Secretaria e debater ações conjuntas durante o mês agosto, em que se celebra o Dia da(o) Psicóloga(o), e novembro, mês da consciência negra.
A conselheira Sueli Vieira destacou o aspecto preventivo das ações propostas na parceria. "No âmbito das políticas públicas, temos trabalhado muito com fatos já dados e evidenciados. Possivelmente, nosso grande desafio hoje seja avançar na perspectiva da prevenção", observou.
O coordenador Carlos Alberto Santos informou sobre projetos iniciados em gestões anteriores do GDF que estão sendo retomados na perspectiva da prevenção e do enfrentamento a situações de violência, com destaque para o combate ao racismo, redução no número de homicídios na região e atuação junto à população em situação de rua. "Precisamos desenvolver parcerias com diversos atores para dar solidez às ações", defendeu. "No âmbito do Disque-racismo, por exemplo, não basta ouvir a denúncia, uma vez que a vítima está em sofrimento e precisa ser acolhida", argumentou.
A conselheira Márcia Maria da Silva chamou atenção para a proposta do conselho profissional na atuação com movimentos sociais e poder público. "A nossa grande luta neste momento é fazer com que nossos profissionais reconheçam a existência do racismo como produtor de sofrimento", pontuou, observando que a discussão sobre o racismo ainda não tem a devida atenção da sociedade brasileira.
Ao fim do encontro, as conselheiras regionais expuseram a disposição do CRP DF em contribuir no desenvolvimento das políticas públicas e qualificação da oferta de serviços à população do Distrito Federal.
[gallery ids="902,901"]