Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) APROVA POLÍTICA DO ENVELHECER SAUDÁVEL, PARTICIPATIVO E CIDADÃO

PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) APROVA POLÍTICA DO ENVELHECER SAUDÁVEL, PARTICIPATIVO E CIDADÃO


Conselheira regional Cristina Hoffmann é uma das colaboradoras do documento
 
*Com informações da Secom/UnB
 
A Câmara de Direitos Humanos (CDH) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, neste mês de fevereiro, a Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão.
 
Com a iniciativa, a instituição reforça seu protagonismo na discussão e desenvolvimento de ações referentes a temas atuais e urgentes, como pensar o envelhecimento saudável.
 
A construção da Política foi coordenada pelo GT Envelhecimento Saudável e Participativo, coordenado pela professora Leides Moura, que conta com professores, funcionários e alunos da UnB.
 
A conselheira do CRP 01/DF, Cristina Hoffmann, que é especialista em Saúde Coletiva e doutoranda na UnB, foi uma das colaboradoras do documento: "O CRP 01/DF parabeniza a iniciativa e se coloca à disposição para contribuir com a Universidade nesta tão importante iniciativa", ressalta a psicóloga sanitarista.
Entre os objetivos da Política está cultivar uma cultura de respeito e inclusão de pessoas de todas as idades por intermédio de projetos para a valorização de idosos, de seu conhecimento, memória e de sua contribuição para a Universidade; ampliar a participação de pessoas idosas como estudantes e como participantes de equipes de projetos de pesquisa e extensão; fomentar linhas de pesquisas e estudos na temática do envelhecimento e fortalecer a temática nos cursos e na oferta de disciplinas de graduação e pós-graduação.
 
Reportagem da Secretaria de Comunicação Social da UnB destaca que a Política é apresentada em um cenário social de transição demográfica. No Distrito Federal, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 2030 haverá aproximadamente 565 mil pessoas idosas.
 
A iniciativa atua em consonância com a Década de Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030) instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é promover o desenvolvimento de ações que visem melhorar a vida de pessoas idosas, a partir da reunião de governos, sociedade civil, academia, mídia e setor privado.
 
#DescreviParaVocê: além da chamada com retranca, título e subtítulo para a matéria, o card colorido apresenta foto da CDH/UnB e da conselheira do CRP 01/DF, Cristina Hoffmann. Na parte inferior, aparecem ícones de curtir, comentar, salvar e compartilhar, além da marca gráfica do CRP 01/DF.


<< Ver Anterior Ver Próximo >>