Imagens: Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Representado pelas conselheiras diretoras Thessa Guimarães, Márcia Maria da Silva, Glícia Maria Feitoza de Paula e Isadora Araújo, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) participou, nos dias 27 e 28 de maio, da primeira edição do ano da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF).
Realizada em Brasília, a APAF é a instância deliberativa que reúne delegações dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para decidir sobre medidas que impactam o exercício profissional da categoria em todas as regiões do País.
Na ocasião, foi aprovada a realização de um encontro regional para alinhamento de ações entre os Conselhos de Psicologia do Centro-Oeste. O evento deve ocorrer em julho no estado de Goiás, com a presença de representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Outras ações aprovadas no encontro foram a criação de um grupo de trabalho (GT) visando à integração de ações de comunicação de todo o Sistema Conselhos e um GT para debater sobre contribuições da Psicologia para políticas de redução de danos no Brasil.
As representantes do CRP 01/DF destacam ainda as discussões em torno da revisão da resolução sobre avaliação psicológica para porte de armas; a criação de grupos de trabalho para orientar a atuação dos profissionais em relação às familias e aos bebês intersexo, como forma de proteção dos direitos humanos; GT para desenvolvimento de estudos sobre a possibilidade de isenção em situações de emergências e desastres, como foi o caso da pandemia de covid-19 e GT para revisão da plataforma e-psi, na busca de soluções mais rápidas e eficazes para a categoria.
A conselheira tesoureira do CRP 01/DF, Glícia Maria Feitoza de Paula, ressalta ainda o ato político protagonizado por mulheres conselheiras, denunciando as tentativas de subjugação dentro do Sistema, enfatizando que as mulheres compõem aproximadamente 70% da categoria atualmente: “É irreal que ainda hoje mulheres, especialmente as negras, precisem reafirmar seus saberes, sua competência e sua legitimidade em espaços deliberativos”, pontuou.
Na oportunidade, ocorreu também a deliberação de atos normativos, a apresentação de relatórios dos grupos de trabalho, apreciações orçamentárias e análise de minutas de documentos em construção no Sistema Conselhos de Psicologia.
Para mais informações e para assistir aos debates que ocorreram no último fim de semana, acesse: https://site.cfp.org.br/acompanhe-em-tempo-real-a-transmissao-da-primeira-apaf-de-2023/
#DescreviParaVocê: as imagens coloridas contam com fotos do evento. Na primeira imagem, aparece uma chamada para a nota informativa. Nas imagens também estão dispostos a marca gráfica do CRP 01/DF e ícones para curtir, comentar, compartilhar e salvar a publicação.