Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


ESPAÇO CPOT: ESTRATÉGIAS DE DEFESA PARA O NÃO ADOECIMENTO NO TRABALHO

ESPAÇO CPOT: ESTRATÉGIAS DE DEFESA PARA O NÃO ADOECIMENTO NO TRABALHO


Saiba mais

| ESPAÇO CPOT |

Estratégias de defesa para o não adoecimento no trabalho

As vivências de sofrimento se originam nas situações adversas provenientes das dimensões da organização, condições e relações de trabalho que estruturam o contexto de produção de bens e serviços. Elas constituem indicadores de mal-estar no trabalho e manifestam-se por meio de sintomas de ansiedade, insatisfação, indignidade, inutilidade, desvalorização e desgaste.

Dejours salienta que, para os trabalhadores darem conta das suas funções, corresponderem às expectativas da organização e não adoecerem, utilizam-se das estratégias de defesa para se protegerem do sofrimento e manterem o equilíbrio psíquico por possibilitar o enfrentamento e a eufemização das situações causadoras do sofrimento.

Escreva nos comentários quais estratégias você utiliza ou percebe que os trabalhadores têm utilizado no contexto de trabalho atual. Assista aos debates on-line da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) no canal do CRP 01/DF no YouTube.

Referências:

DEJOURS, C. A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. Săo Paulo: Cortez, 1987

#DescreviParaVocê: imagens com o conteúdo textual acima sobre um fundo branco com uma textura de papel amassado. Ao centro há uma imagem ilustrativa de duas pessoas se cumprimentando em um ambiente corporativo, e a marca gráfica do CRP 01/DF.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>