Caras e caros colegas,
Vivemos um momento delicado e que exige, apesar de muitas incertezas, assertividade e celeridade em nossas ações. O estado de emergência de saúde pública decretado em função do novo coronavírus (Covid-19) nos recoloca frente a desafios que já vínhamos enfrentando e que agora se intensificam.
A sensação de medo e insegurança, as recomendações de isolamento social e suas consequências nos campos da saúde, da assistência social, da educação, do trabalho e da renda das pessoas nos apresentam um cenário complexo, dinâmico e com uma avalanche de informações que nem sempre trazem nitidez sobre os caminhos que devemos seguir.
No sentido de trazer contribuições concretas frente a esta situação, nossa primeira ação, enquanto Conselho Regional de Psicologia do DF, foi ativar e ampliar nossa Comissão de Psicologia em Emergências e Desastres. Esta Comissão, em parceria com as demais, lançou uma chamada para que psicólogas e psicólogos voluntários possam atuar na prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação. Além disso, estamos em articulação com instituições como Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília e Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social do Distrito Federal para que possamos, em parceria, construir formas de ofertar suporte psicológico a profissionais que estão na linha de frente no combate do Covid-19, bem como à comunidade acadêmica e à população em geral.
Enquanto Sistema Conselhos de Psicologia, diversas medidas relacionadas à prática profissional neste contexto vem sendo tomadas, como pode ser acompanhado neste website e em nossas redes sociais. Abaixo também constam orientações que objetivam cuidar de estratégias para a manutenção dos serviços psicológicos em seus diversos campos de atuação com compromisso ético e segurança para profissionais e usuárias e usuários destes serviços.
Destacamos que estamos todas e todos inseridos no cenário de uma pandemia que altera significativamente a dinâmica de vida pessoal e profissional de toda a população. Desta forma, é fundamental mantermos a união e o diálogo colaborativo, o compromisso ético, bem como a prudência diante de nossas decisões profissionais. Também é necessário estarmos bem informadas e informados para seguir as orientações emitidas pelas autoridades competentes. Neste contexto, não podemos deixar de defender o Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que leva assistência multiprofissional gratuita a toda a população. O SUS é o instrumento que nos resta de resistência num contexto de descaso e denegação por parte de autoridades governamentais quanto à gravidade da crise que enfrentamos.
Destacamos, por fim, que nos solidarizamos com as dificuldades que todas e todos enfrentam e nos colocamos à disposição para contribuir com outras orientações. Seguimos atentas e atentos a novas decisões e medidas que possam vir a ser adotadas pelas autoridades competentes em função das mudanças no cenário epidemiológico. Atravessaremos esse momento histórico com cuidado, responsabilidade e ética, até que a rotina se restabeleça.
ATENÇÃO: INFORMAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO DISTRITO FEDERAL DISPONÍVEIS AQUI. ORIENTAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA PODEM SER CONSULTADAS AQUI.
Orientações (clique na imagem para mais informações):
*Agradecemos ao Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP 02/PE) que, solidariamente, partilhou sua iniciativa de produção de orientação por campo de atuação com todo o Sistema Conselhos de Psicologia, permitindo a adaptação à realidade de cada um dos regionais. Nota original disponível aqui.
CRP 01/DF ao vivo: Acompanhe os debates promovidos pelo seu conselho profissional. Acesse os vídeos aqui. |
Notas informativas:
◼ Abertas novas vagas de agendamento para vacinação de profissionais de Psicologia
◼ Orientações sobre a vacinação de profissionais de Psicologia no Distrito Federal
◼ SES/DF reabre agendamento de vacinação para profissionais de Psicologia
◼ Mais de 40% dos profissionais de Psicologia já foram vacinados na região, segundo informações da SES/DF - Novos agendamentos para psicólogas/os ficarão suspensos até que outras categorias profissionais com percentuais menores atinjam quantitativo semelhante
◼ Abertas mais 2,2 mil vagas para agendamento da vacinação para profissionais de saúde
◼ Comunicado sobre a vacinação de profissionais de Psicologia
◼ CFP publica resolução autorizando CRPs a prorrogarem vencimentos das anuidades
◼ CRP 01/DF prorroga datas de vencimento da anuidade 2020
◼ CFP prorroga suspensão de prazos processuais e prescricionais
◼ Saiba como fazer procedimentos on-line durante o afastamento social
◼ Nova Resolução CFP 04/2020 sobre atendimento on-line
◼ Situação das autorizações dos convênios de saúde para pagamentos de atendimentos on-line
◼ CRP 01/DF suspende taxas de cadastro administrativa e de renovação de serviços psicológicos por TICs